27 de julho de 2010

Tudo sobre o viral - O que é e como fazer Marketing Viral

A diferença entre viral e marketing viral


Viral é uma idéia que se espalha assim como o vírus, que passa de pessoas para outras pessoas contaminando uma nação, mas nem sempre um viral é marketing viral, pois para se tornar o tal, a idéia que está se espalhando precisa ajudar a comercializar um produto ou serviço, utilizando as redes sociais

Viral vem do boca a boca de antigamente, mas em uma versão evoluída com a explosão internet e seus diversos meios para espalhar como blogs, Youtube, Orkut, Facebook, Twitter, entre outras redes sociais. Pode ser através de texto, foto, vídeo, produto, email, jogos ou qualquer tipo de conteúdo que se espalhe e infecte todos.


Um exemplo clássico é o Hotmail, u

m dos primeiros serviços gratuitos de email onde milhões de pessoas possuem, outro exemplo clássico são as mensagens enviadas através dos emails, como:

“Enquanto o marido ia trabalhar com seu carro 1.0, o Ricardão passava pegar sua mulher todos os dias com sua “Tucson” novinha.”

Quando se refere a Tucson será que é uma piada criada por um leigo ou pela própria empresa?

Você faz viral ou viral é resultado?


Eu acredito que viral é resultado, e o resultado quem defini é você, nem sempre milhões de pessoas é o resultado, se seu viral é paa infectar uma empresa e esta é composta por 10 pessoas e você atingiu todos, o vírus foi espalhado e assim inicia-se, e o melhor da internet é que fica para a vida toda. Bom ou Ruim? Fique esperto com conteúdo esquecido. Alerte-se.

Cases de virais no Brasil

Um estudo realizado no evento “Como fazer sucesso na Web” com mais de 160 virais brasileiros de sucesso, procurou identificar itens comuns que podem ser a causa do sucesso. Segundo o estudo, o “viral perfeito” deve ser em vídeo, não durar mais que 1:30 minutos, ser protagonizado por um homem adulto feio, não conter drogas ou sexo, ser filmado em um ambiente interno, mostrar alguma vergonha, burrice, coisa brega, algum sarro ou paródia.

Exemplo desse tipo de viral no Brasil são os 3 webstars (estrela da web) brasileiros que são máquinas de fazer virais em seus vlogs (blog em formato de vídeo):

  • MysteryGuitarMan - Mais de 100 milhões de visualizações, um brasileiro criativo que utiliza qualquer coisa para fazer sons e seus vídes com no máximo 2 minutos, para mim o melhor de todos, pois além das produções ele interage com os internautas muito bem.

  • Não Faz Sentido - Felipe Neto com mais de 24 milhões de visualizações, onde fala do dia e mete a boca nos outros.

  • Mas Poxa Vida - PCSiqueira, com mais de 22 milhões de visualizações, um ser bem feio e estranho, que utiliza do humor e seu cachorrinho de estimação, falando de coisas do dia a dia e palavrões.


Como fazer um viral


Segundo Mário Persona em um vídeo no YouTube, diz que a pessoa precisa ser cúmplice do conteúdo para divulgar, precisa sentir o famoso complexo de superioridade, pois ela divulgando seu vídeo, sentirá melhor. Por ser melhor que a pessoa do vídeo ou por ter uma informação privilegiada e está passando em “primeira mão”. Sempre quando apontamos o dedo aos outros ou em suas falhas nos faz ter o sentimento de justiça.


Ele ressalta outros pontos como situações no dia a dia que nos deixa contrangido, caso do cantor de rock que quebrou sua guitarra no aeroporto, devido ao atraso do vôo, as pessoas que já passaram por esta situação se comoveram e passaram adiante. O vídeo precisa criar motivação nas pessoas, tem muito a ver com o ego, inserir elementos que dispertam a curiosidade também são importantes nos virais.


O vídeo precisa ter conteúdo de valor, ser engraçado, comovente, útil ou ter cassetadas para as pessoas pensarem nossa como essa cara é idiota, eu não sou. Muitas vezes um vídeo medíocre pode virar um marketing viral negativo, cuidado. Mas resumindo conteúdo é o que torna o vídeo viral e depende muito da empresa, produto ou marca. A Aple é muito mais fácil de viralizar um conteúdo. Exemplo do vídeo que “vazou” na internet de novo I-phone, onde “foi esquecido” num bar nos EUA.


Fazendo analogia com as epidemias, Gladwell cita literalmente: “As epidemias envolvem a ação das pessoas que transmitem agentes infecciosos, do agente infeccioso em si e do ambiente em que o agente atua”. Dessa forma, o autor criou o que ele chamou dos três agentes de mudança que podem provocar o ponto de desequilíbrio e geram a epidemia social: a Regra dos Eleitos, o Fator de Fixação e o Poder do Contexto.


Regra dos eleitos: selecionar as pessoas que irão divulgar e viralizar seu conteúdo, pois não adianta produzir um belo conteúdo se não for divulgado inicialmente as pessoas certas.

Fator de Fixação: A idéia ou mensagem que deve passar, devemos fixar na mente das pessoas.

Poder do contexto: nós somos muito sensíveis em nosso ambiente, alterações neste meio interferem radicalmente nosso comportamento.


Dicas e macetes do marketing viral


Um viral deve ser muito bem planejado e abaixo segue algumas dicas:

  • Planeje
  • Defina bem o público a ser atingido
  • Curta duração - máximo 1:30 minuto
  • Título atrativo, e se possível troque para atrair o maior número de visitantes
  • Descrição que defina o título do vídeo e fortaleça o poder de fixação e explique bem o vídeo (SEO)
  • Defina o maior número possível de tags que o vídeo se enquadra, para encontrabilidade
  • Escolha bem o Thumbmail (imagem que aparece no vídeo)
  • Use Humor, acrobacias, referências adoráveis, descontraído, provocador
  • Use animações
  • YouTube é um dever
  • Uma única mensagem


Segundo blog do Fábio Seixas:


De Seth Godin, "O que torna uma idéia viral?"

Ninguém "envia" uma idéia ao menos que:

a. que tenham compreendido-a

b. que tenham vontade de espalha-la

c. acreditem que espalhar a idéia irá aumentar seu poder (reputação, receita, amizades) ou sua paz de espírito

d. o esforço necessário para enviar a idéia seja menor que os benefícios

Ninguém "pega" uma idéia ao menos que:

a. a primeira impressão demande uma pesquisa mais profunda

b. já tenham compreendido as idéias fundamentais necessárias para endender a nova idéia

c. o remetente seja de confiança ou respeitável o suficiente para investir o tempo necessário


De Ralph Wilson, "Os seis princípios do marketing viral"

1. Distribui gratuitamente produtos e serviços com algum valor

2. Ofecer um meio sem eforço de envio para outros

3. É facilmente escalável do pequeno para o muito grande

4. Explorar motivações e comportamentos comuns

5. Utiliza redes de comunicação já existentes

6. Tira proveito de recursos de terceiros


De Kevin Nalty, "Os setes pecados capitais da propaganda por vídeo viral"

1. Criar uma vaca preto e branca

2. Fingir que não está fazendo propaganda

3. Gastar uma fortuna na produção

4. Apenas comunicar ao invés de engajar

5. Fazer um concurso de video só porque todos estão fazendo

6. Estabelecer metas irreais de conversão

7. Jogar a toalha e decidir só anunciar usando video virais


Bruno Nogueira Pinheiro - @brunonpp

Gerente de Marketing Digital Campinas & Social Media


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4 comentários:

  1. Bruno, muito bom o seu post, para melhor, só se você colocar em cada post, as suas qualificações, para ser usado como referência.

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  2. Fico feliz que tenha gostado, qualquer dúvida entre em contato comigo via twitter.

    Visite também meu canal no slideshare:
    http://www.slideshare.net/brunonpp

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  3. Olá Bruno,

    Achei muito interessante seu post, gostaria de uma ajuda.
    Tenho que fazer um seminário sobre marketing viral na faculdade e como é o meu primeiro semestre queria uma dica do que eu posso fazer.

    Obrigada.

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