29 de novembro de 2011

Gerente de Marketing Digital - O que faz?



Recentemente tenho recebido alguns emails questionando sobre o dia a dia do cargo Gerente de Marketing Digital e com isso percebe-se a demanda de profissionais capacitados para as vagas em aberto. Em São Paulo temos alguns cursos e faculdades, mas no interior ou na região de Campinas pelo menos, temos pouquíssimos.

Ok, mas o que faz um Gerente de Marketing Digital?

Trabalhei muito tempo em agência digital e desde 2009 gerencio o marketing da Holding MC, composta por empresas em segmentos diferentes.

Para começar devemos estudar, analisar, escutar, escutar, analisar e depois de conhecer bem o seu target, interagir e iniciar suas ações. Primeiro você deve organizar "a casa" antes de iniciar suas ações on line e demanda uma grande estrutura, esforço e equipe. Ações online geram interações digitais e sua empresa precisa ter uma equipe de atendimento alinhada e de preferência presente nas principais redes sociais para atender rapidamente caso haja alguma solicitação, com isso sua empresa demonstrará organização e com certeza ganhará pontos com seu cliente. Recentemente a Exame.com publicou uma matéria dizendo que para fidelizar os consumidores você deve ter uma comunicação integrada e as redes sociais não são preferência e sim fornecer uma maneira fácil e eficaz de atendimento e as redes sociais fazem parte deste ciclo.

Pense bem  e não saia criando contas em todas as redes sociais, pois você precisará de conteúdo e pessoas para atualizar os perfis e responder as solicitações. Monitorar é o segredo de tudo e acaba servindo de BI para a empresa, pois seus consumidores estão a vontade em suas casas, comentando sobre sua marca sem imaginar que as empresas estão monitorando, ok, mas como? Temos softwares de monitoramento pagos como Seekr, Scup, Radian 6, Live Buzz e gratuitos para cada tipo de rede social como Google Alert, Tweet Deck, Klout, entre outros.

Para gerar conteúdo seu site precisa estar preparado para armazená-lo e a melhor solução é um blog (no meu caso temos + de 10 em toda o grupo) , isso vai depender da estratégia definida. Seu site ou portal é a peça chave para tudo, pois ele apresentará as informações para o usuário e uma simples alteração pode aumentar muito os resultados, certa vez apenas alteramos o posicionamento de um formulário e aumentamos em 800% a quantidade de cadastros, para isso o Gerente de Marketing digital deve saber:
- Acessibilidade
- Arquitetura de informação
- Técnicas de SEO
- Ter boas referências de design
- Estratégias on line
Você não precisa saber executar, mas ao menos ter bons conhecimentos para saber planejar, solicitar e examinar após entregue. Seu site deve ter um  design agradável e estar otimizado para ser bem ranqueado no Google, pois 95% das buscam iniciam nele.


Falamos em Redes Sociais, monitoramento e sites / portais, mas não adianta nada se você não medir tudo isso, temos algumas ferramentas como Google Analytics, Urchin e Yahoo Analytics, o mais usual é o Google Analytics, a partir das análises você irá tomar decisões sobre o que fazer no site, onde anunciar, que páginas melhorar, etc.


Agora que você tem toda a estrutura e conhece bem o seu público, você deve planejar o que fazer e desenhar o seu planejamento estando preparado para possíveis pedras no meio do caminho, organize sua estrutura, planeje, comunique e execute a campanha utilizando as mídias disponíveis.


Estando com quase toda estrutura pronta, chegou a hora de anunciar e a grande diferença de mídias tradicionais e on line é que podemos medir tudo, quanto tempo a pessoas ficarm em seu site, de onde ela é, qual página visitou, de que site ela veio, qual palavra digitou antes de chegar, realizou cadastro ou compra, enfim tudo. Mas para saber tudo isso antes de iniciar as campanhas você deve saber o que medir, como medir, qual ferramente utilizar, quais mídias e quais formatos utilizar. Temos diversos veículos entre eles, Google, Msn, Gmail, Yahoo, Portais como G1, R7, Terra, Uol, Rede de Conteúdo, etc.


O trabalho de um Gerente de Marketing Digital, apesar da nomenclatura ser digital, acaba sendo muito off line, se a sua empresa vende produtos em estruturas físicas, você deve estar muito alinhado com os vendedores e atendimentos na loja, pois imagina você fazendo maravilhosas campanhas on line e quando o consumidor chega a loja ninguém está sabendo, seu consumidor ficará muito nervoso.


No início do post comentei sobre um artigo da Exame onde diz que os consumidores fidelizam a marca quando tem uma comunicação integrada, então se você pretende ser um Gerente de Marketing Digital, deve se atentar a todos os pontos e realizar uma comunicação integrada, comunicando sua campanha em todos os pontos de contato com a marca para obter uma comunicação eficaz e todos falando a mesma lingua.


Caso tenham algo a acrescentar ou alguma dúvida deixe uma mensagem abaixo.


Bruno Nogueira Pinheiro

10 comentários:

  1. Bom dia Bruno, seu texto está sendo de grande valia, no cargo e assunto que é muito atual e estamos dando os primeiros passos, para mim em particular que estou fazendo pós em marketing digital, será alvo de consultas.obrigada por sua colaboração no mundo on e off line.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado e parabéns pela escolha da pós.
      O que está achando?

      Excluir
  2. Se o atendimento não estiver alinhado...não tem SEO que resista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem comunicação que resista por isso o online e off line devem estar andando em parelelo

      Excluir
  3. Olá Bruno,

    Ótimo Post. Qual a sua sugestão de bons sites para divulgar uma vaga de Gerente de Marketing Digital?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. OI Tenessee,
      Hoje em dia aposto muito no Linkedin, seja nas vagas publicadas para todos ou na divulgação delas em alguns grupos de profissionais de marketing.
      No Facebook gosto do Trampos, relacionado a profissionais de publicidade e mkt.
      Além dos sites tradicionais como Vagas e Catho.
      Nunca anunciei vagas no Linkedin, mas acredito vir com mais qualidade que outros sites.
      Dia 06 de Junho volto ao Brasil e se quiser podemos marcar uma reunião.
      Atenciosamente

      Excluir