23 de fevereiro de 2011

O que são métricas digitais ou web

Todo projeto de marketing, seja on line ou off line, na hora de iniciar o planejamento devemos pensar nas métricas, para saber se está saindo de acordo com o planejado ou não e realizar alterações a partir dos resultados.

Para isso precisamos definir o que queremos medir, portanto os parâmetros devem ser bem definidos no início para estruturar o site baseado nisso. Ex: Estou iniciando uma campanha e entre as inúmeras métricas definidas as principais são: acesso orgânicos ou pagos X cadastros X vendas realizadas com os cadastros.

Métricas são parametros, definem o que será medido, são específicas para cada negócio ou projeto e deve possuir um sistema de parâmetros mensuráveis.

Tipos de métricas:
Metricas do site
Métricas de e-commerce
Métricas de links patrocinados
Métricas de SEO (google, yahoo e bing)
Métricas de Mídia
Métricas de e-mkt
Métricas em mídias sociais
Métricas de conversão

Porque medir?
Conhecer bem seu público para tomar as atitudes necessárias, otimizar sua verba ou esforço, pois as vezes você pode ter muitos cliques oriundos de um site e uma taxa de conversão baixíssima, portanto com estas informações você estará qualificando o seu público e aumentando o seu lucro.

As métricas devem ser definidas para se transformar em informações importantes para o seu negócio, muitas vezes mudando totalmente a estratégia ou alavancando negócios já existentes. Se o seu site não tem métricas definidas, comece a pensar sobre e se ainda não tem instalado o Google Analytics (ferramente de análise grátis) comece a entrar em desespero, pois você está perdendo informações importantíssimas sobre o seu público como:
- Quantidade de acessos mês
- Cidade em que a pessoa mora
- Tempo no site
- Páginas ou conteúdo mais visitado
- Palavra chave que ele digita no Google para chegar ao seu site
- Entre outras inúmeras métricas prontas que o Google oferece de graça para você.

Veja abaixo glossário de métricas
Me ajude melhorar este post deixando seu comentário, em breve escreverei mais sobre cada tipo de métrica e mostrarei alguns relatórios por mim desenvolvido com ações em redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário