7 de fevereiro de 2011

Planejamento Estratégico de Marketing

Alguns se desesperam quando ouvem falar em planejamento anual de marketing, mas não é um bicho de sete cabeças como todos pensam, desde que você conheça bem a empresa em que está trabalhando. Para você elaborar um bom planejamento é bom que esteja ao menos um ano dentro da empresa, pois assim conhecerá bem e terá os dados necessários para elaboração, e dados é tudo num plano, e será muito útil no término do prazo estipulado para comparar se cumpriu ou não as metas estabelecidas e o objetivo cumprido.


Primeira coisa a se definir é seu objetivo com o plano e em seguida as metas e métricas para o mesmo, pois sem métricas bem definidas você ficará perdido como um cego num tiroteio.


Você deve conhecer muito bem sua empresa através de dados e fazer a comparação com o mercado em geral e os principais concorrentes, analisando as diversas situações, interna e externa, macro e micro. Pesquisas de mercado são muito bem vindas e hoje temos inúmeras fontes seguras e inseguras, porém eficazes como SlideShare, Google, institutos de pesquisas, etc. Poucas empresas possuem um S.I.M. (Sistema de Informação de Marketing), armazenando todas as informações de todos os departamento da empresa, pois você precisa saber em detalhes sobre sua empresa.


A pior coisa de um Gerente é ter de tomar decisões sem informações.


Você deve analisar tudo e entender as ligações entre todos, pois tirará conclusões e terá insights no meio do caminho, que somente analisando terá. Tenha paciência, apesar do seu chefe não ter.


Conhecendo bem sua empresa, comece, agora DEVE conhecer muito bem seu cliente e não somente através de pesquisas quantitativas que ajudam muito, mas, deve ir muito a campo conversar, dialogar, investigar e perguntar. Vá ocultamente, pois as interações serão mais próximas das reais.


Cuidado apenas para não se perder com os dados e o principal de tudo é conseguir organizar e tomar atitudes em cima deles, aconselho antes de iniciar, preparar um cronograma do que será apresentado e montar toda a estrutura do plano. Eu não gosto de apresentar o plano impresso aos superiores e sim elaborar uma bela de uma apresentação com imagens, pouco texto, números e gráficos, para não se tornar cansativo e impressionar também no design que é tudo.


Acreditem minha mãe nunca fumou e comprou um cigarro por apenas ter gostado da caixinha, portanto o design pode ajudar muito, mas lógico que o que vale é o excelente conteúdo.


Espero ter ajudado um pouco mas montarei em breve uma apresentação passo a passo com base em minha experiência, MBA e livro muito interessante sobre Planejamento de Marcas, Produtos e Serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário