23 de fevereiro de 2011

O que são métricas digitais ou web

Todo projeto de marketing, seja on line ou off line, na hora de iniciar o planejamento devemos pensar nas métricas, para saber se está saindo de acordo com o planejado ou não e realizar alterações a partir dos resultados.

Para isso precisamos definir o que queremos medir, portanto os parâmetros devem ser bem definidos no início para estruturar o site baseado nisso. Ex: Estou iniciando uma campanha e entre as inúmeras métricas definidas as principais são: acesso orgânicos ou pagos X cadastros X vendas realizadas com os cadastros.

Métricas são parametros, definem o que será medido, são específicas para cada negócio ou projeto e deve possuir um sistema de parâmetros mensuráveis.

Tipos de métricas:
Metricas do site
Métricas de e-commerce
Métricas de links patrocinados
Métricas de SEO (google, yahoo e bing)
Métricas de Mídia
Métricas de e-mkt
Métricas em mídias sociais
Métricas de conversão

Porque medir?
Conhecer bem seu público para tomar as atitudes necessárias, otimizar sua verba ou esforço, pois as vezes você pode ter muitos cliques oriundos de um site e uma taxa de conversão baixíssima, portanto com estas informações você estará qualificando o seu público e aumentando o seu lucro.

As métricas devem ser definidas para se transformar em informações importantes para o seu negócio, muitas vezes mudando totalmente a estratégia ou alavancando negócios já existentes. Se o seu site não tem métricas definidas, comece a pensar sobre e se ainda não tem instalado o Google Analytics (ferramente de análise grátis) comece a entrar em desespero, pois você está perdendo informações importantíssimas sobre o seu público como:
- Quantidade de acessos mês
- Cidade em que a pessoa mora
- Tempo no site
- Páginas ou conteúdo mais visitado
- Palavra chave que ele digita no Google para chegar ao seu site
- Entre outras inúmeras métricas prontas que o Google oferece de graça para você.

Veja abaixo glossário de métricas
Me ajude melhorar este post deixando seu comentário, em breve escreverei mais sobre cada tipo de métrica e mostrarei alguns relatórios por mim desenvolvido com ações em redes sociais.

A revolução das Mídias Sociais

Não se fala em outra coisa a não ser Facebook, Twitter, Orkut, YouTube, etc. A maioria das pessoas utilizam para se relacionar e conversar com amigos, mas por traz destas pessoas há inúmeras empresas ganhando milhões, colhendo informações dos seus clientes, vendendo seus produtos e grande parte das pessoas são impactadas sem ao menos perceber que estão sendo alvo de propagandas das empresas.
Sempre quando inicio alg
uns treinamentos passo este vídeo, pois ele alerta um pouco sobre a revolução que estamos passando, mostra muito bem como as Redes Sociais estão revolucionando o mundo através de números e gráficos, e o melhor em português. Eu tinha apenas a versão americana, mas o Eduardo da InMeta, me mostrou esta versão atual e estou repassando a vocês.



Um grande abraço
Bruno Nogueira Pinheiro

7 de fevereiro de 2011

Planejamento Estratégico de Marketing

Alguns se desesperam quando ouvem falar em planejamento anual de marketing, mas não é um bicho de sete cabeças como todos pensam, desde que você conheça bem a empresa em que está trabalhando. Para você elaborar um bom planejamento é bom que esteja ao menos um ano dentro da empresa, pois assim conhecerá bem e terá os dados necessários para elaboração, e dados é tudo num plano, e será muito útil no término do prazo estipulado para comparar se cumpriu ou não as metas estabelecidas e o objetivo cumprido.


Primeira coisa a se definir é seu objetivo com o plano e em seguida as metas e métricas para o mesmo, pois sem métricas bem definidas você ficará perdido como um cego num tiroteio.


Você deve conhecer muito bem sua empresa através de dados e fazer a comparação com o mercado em geral e os principais concorrentes, analisando as diversas situações, interna e externa, macro e micro. Pesquisas de mercado são muito bem vindas e hoje temos inúmeras fontes seguras e inseguras, porém eficazes como SlideShare, Google, institutos de pesquisas, etc. Poucas empresas possuem um S.I.M. (Sistema de Informação de Marketing), armazenando todas as informações de todos os departamento da empresa, pois você precisa saber em detalhes sobre sua empresa.


A pior coisa de um Gerente é ter de tomar decisões sem informações.


Você deve analisar tudo e entender as ligações entre todos, pois tirará conclusões e terá insights no meio do caminho, que somente analisando terá. Tenha paciência, apesar do seu chefe não ter.


Conhecendo bem sua empresa, comece, agora DEVE conhecer muito bem seu cliente e não somente através de pesquisas quantitativas que ajudam muito, mas, deve ir muito a campo conversar, dialogar, investigar e perguntar. Vá ocultamente, pois as interações serão mais próximas das reais.


Cuidado apenas para não se perder com os dados e o principal de tudo é conseguir organizar e tomar atitudes em cima deles, aconselho antes de iniciar, preparar um cronograma do que será apresentado e montar toda a estrutura do plano. Eu não gosto de apresentar o plano impresso aos superiores e sim elaborar uma bela de uma apresentação com imagens, pouco texto, números e gráficos, para não se tornar cansativo e impressionar também no design que é tudo.


Acreditem minha mãe nunca fumou e comprou um cigarro por apenas ter gostado da caixinha, portanto o design pode ajudar muito, mas lógico que o que vale é o excelente conteúdo.


Espero ter ajudado um pouco mas montarei em breve uma apresentação passo a passo com base em minha experiência, MBA e livro muito interessante sobre Planejamento de Marcas, Produtos e Serviços.