9 de outubro de 2012

Marketing Digital para Instituições de Ensino


Depois de 3 anos gerenciando instuição de ensino, já investimos milhões em marketing, utilizando quase todos os meios de comunição, entre eles, TV, rádio, jornal, ações de guerrilha, Flash Mob com mais de 2.000 alunos, Google, Facebook, Uol, Yahoo, E-mkt, marketing direto, telemarketing, SMS, Redes Sociais, caixas de pizza, vouchers, mala direta, compras coletivas, e por ae vai.

Hoje em uma conversa informal com um excelente profissional do segmento educional Glauson Mendes da CadSoft, com larga experiência em quase todas as grandes instituições de ensino no Brasil, fiquei pensando qual seria a melhor opção para as instituições de ensino para captação de novos alunos no Brasil. Lógico que vai depender muito do foco da instituição, mas em sua grande maioria utilizam as mídias tradicionais, que ainda dão muitos resultados, mas custam muito dinheiro e não conseguimos entregar a presidência o famoso ROI (retorno sobre o investimento).

Não consigo visualizar nada mais eficiente do que uma excelente estratégia de marketing digital , integrada a estratégia de vendas e o telemarketing ativo treinado para potencializar os resultados dos leads gerados, não podemos esquecer que o processo de vendas precisa estar muito bem desenhado e todos devem estar preparados para realizar um atendimento alinhado e uniforme em todos os pontos de contato com o futuro aluno, sempre sustentado por emails.

Hoje não precisa mais dizer que, assim que o usuário é impactado pela TV, a primeira coisa que ele faz é digitar no Google o nome da instituição, e Biiiingooo, os milhões investidos na TV estão concorrendo com mais 11 resultados de Google Adwords pagando-se por volta de R$ 1,00 o clique e mais 10 resultados orgânicos obtidos "gratuitamente" através da estratégia de SEO das instituições e a disputa pelo aluno começa agora, pois ele irá visitar diversos concorrentes digitais e apenas os preparados irão obter os dados destes prospects e convertê-los em alunos.

Mas é nesta hora que vejo muitos erros em quase todas as instituições, deixando de converter milhares de alunos, pois não contém páginas de destinos ou landing page eficientes e na hora do cadastro querem pegar a vida toda do prospect e na verdade precisamos apenas de 3 informações preciosas o famoso nome, email e telefone. A pergunta que fica é: Você gosta de deixar seus dados nas empresas? CPF, RG, .....

A Landing Page é essencial para a conversão, mas não podemos esquecer das outras ferramentas do mkt digital que sustentam as campanhas, geram muitos leads e tiram as duvidas dos prospects como:
- Estrutura da campanha Adwords;
- Campanha;
- Conteúdo dos sites institucionais;
- Redes Sociais;
- Email Marketing;
- Anúncios em portais especializados;
- Facebook Ads;
- SEO;
- Monitoramento ( Planet Y(Educação), Seekr, Scup) 
- etc.

Acrescentando um comentário deixado pelo Daniel Antonucci - Cadsoft, no Linkedin, uma ferramenta muito importante é o CRM que acaba sendo o cérebro das campanhas, organizando o relacionamento com o cliente e obtendo melhores resultados através da gestão do relacionamento.


Caso tenha alguma dúvida ou algo a acrescentar, deixe seu comentário abaixo.

Obrigado


4 comentários:

  1. Bruno, muito pertinente seu breve artigo e digo mais, exato e na medida certa da linguagem digital. Sim, você está repleto de razão, para falarmos com os alunos e potenciais alunos, sejam de graduação, pós ou extensão, é preciso saber atender e estar onde eles estão, ou se olharmos bem, onde nós também estamos - na rede. E falar digitalmente significa mais, significa falar interativamente. Você estimula, você atende, você responde e convence. Simples,mas ainda muito pouco utilizado - talvez miopia, ou talvez porque no fundo, isso dá um trabalho conteudista, do aspecto de treinamento interno e desenhos bem ajustados de procedimentos e fluxos operacionais. Isso sem falar dos sistemas que devem estar bem azeitados (CRMs, SAPs, etc). Enfim, ótima postagem e no momento certo. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Susana,
      Desculpe pela graande demora, mas desde novembro estou fora do Brasil e me afastei do blog devido a grande correria da mudança.
      Durante 3 anos na Microcamp, uma rede com mais de 160 escolas espalhadas pelo Brasil, o maior desafio além de implantar toda estrutura digital foi mudar a cultura das pessoas e para isso foi mais de 3 anos de convenções, treinamentos mensais, vídeos com depoimento de diretores e caso de sucesso e mesmo depois de 3 anos, tinham escolas da rede que ainda não tinham acordado, pois o modelo tradicional estava dando certo, porém o custo é alto e as pessoas não param para analisar, eu tinha uma equipe de 18 pessoas diretas, mais 30 professores espalhados pelo Brasil que escreviam os posts para os blogs, sendo premiados mensalmente de acordo com a eficiência dos posts.
      Sai de lá realizado, deixando uma estrutura on line sólida, com regras de conduta para as escolas implantada, monitoramento diário e implantado o CRM, acelerando, monitorando o processo de todas as mensagens on line, direto com o diretor e responsáveis, sendo pelo telefone central, redes sociais, sites, etc.
      Depois de tudo isso implantando é que o trabalho começa, pois você tem dados e controle de quase tudo o que acontece, não deixando um usuário sem resposta, ou fazendo de tudo para cumprir o deadline.

      Excluir
  2. Oi Bruno,
    artigo sensacional que senta as bases de um começo de nova conceição no gerenciamento das ações de marketing do setor educacional no Brasil. A Internet alem de rebaixar o custo de divulgação frente as mídias tradicionais permite interatuar com os internautas. Nos ultimos anos o numero de pessoas procurando cursos pela Internet cresciou muito e a melhor opçao para o setor educacional e apostar sem duvida por o mundo online para captar potencias alunos.
    Sou o Diretor no Brasil da Activolution, empresa especializada no marketing online no setor educacional que comercializa em exclusiva o portal especializado em educaçao Topformacao.com.br que e a primera vitrine de cursos no Brasil, onde o estudante olha as ofertas educativas e permite as Instituições de se-comunicar com os esses estudantes interessados a traves de um sistema de formulários, leads, enviados diretamente ao departamento responsável da instituição.

    Gostaria de conversar tranquilamente com você sobre o setor.
    Como posso entrar em contato com você?

    Att;
    Juan Sebastian de Eizaguirre
    Diretor Activolution Marketing Brasil Ltda

    ResponderExcluir
  3. Olá Juan,

    Sem dúvida nenhuma os custos são muito baixo para obter alunos e o resultado é garantido, desde que esteja bem monitorado e equipe preparada para atender esse consumidor que quer agilidade e transparência no processo.

    Estou na Irlanda desde Novembro e ficarei até maio, estudando, trabalhando na área e viajando, em Julho estou pensando em promover um encontro de profissionais de mkt do setor educacional e mantenho você informado.

    Um grande abraço

    www.facebook.com/brunonogueirapinheiro1

    ResponderExcluir