9 de outubro de 2012

Marketing Digital para Instituições de Ensino


Depois de 3 anos gerenciando instuição de ensino, já investimos milhões em marketing, utilizando quase todos os meios de comunição, entre eles, TV, rádio, jornal, ações de guerrilha, Flash Mob com mais de 2.000 alunos, Google, Facebook, Uol, Yahoo, E-mkt, marketing direto, telemarketing, SMS, Redes Sociais, caixas de pizza, vouchers, mala direta, compras coletivas, e por ae vai.

Hoje em uma conversa informal com um excelente profissional do segmento educional Glauson Mendes da CadSoft, com larga experiência em quase todas as grandes instituições de ensino no Brasil, fiquei pensando qual seria a melhor opção para as instituições de ensino para captação de novos alunos no Brasil. Lógico que vai depender muito do foco da instituição, mas em sua grande maioria utilizam as mídias tradicionais, que ainda dão muitos resultados, mas custam muito dinheiro e não conseguimos entregar a presidência o famoso ROI (retorno sobre o investimento).

Não consigo visualizar nada mais eficiente do que uma excelente estratégia de marketing digital , integrada a estratégia de vendas e o telemarketing ativo treinado para potencializar os resultados dos leads gerados, não podemos esquecer que o processo de vendas precisa estar muito bem desenhado e todos devem estar preparados para realizar um atendimento alinhado e uniforme em todos os pontos de contato com o futuro aluno, sempre sustentado por emails.

Hoje não precisa mais dizer que, assim que o usuário é impactado pela TV, a primeira coisa que ele faz é digitar no Google o nome da instituição, e Biiiingooo, os milhões investidos na TV estão concorrendo com mais 11 resultados de Google Adwords pagando-se por volta de R$ 1,00 o clique e mais 10 resultados orgânicos obtidos "gratuitamente" através da estratégia de SEO das instituições e a disputa pelo aluno começa agora, pois ele irá visitar diversos concorrentes digitais e apenas os preparados irão obter os dados destes prospects e convertê-los em alunos.

Mas é nesta hora que vejo muitos erros em quase todas as instituições, deixando de converter milhares de alunos, pois não contém páginas de destinos ou landing page eficientes e na hora do cadastro querem pegar a vida toda do prospect e na verdade precisamos apenas de 3 informações preciosas o famoso nome, email e telefone. A pergunta que fica é: Você gosta de deixar seus dados nas empresas? CPF, RG, .....

A Landing Page é essencial para a conversão, mas não podemos esquecer das outras ferramentas do mkt digital que sustentam as campanhas, geram muitos leads e tiram as duvidas dos prospects como:
- Estrutura da campanha Adwords;
- Campanha;
- Conteúdo dos sites institucionais;
- Redes Sociais;
- Email Marketing;
- Anúncios em portais especializados;
- Facebook Ads;
- SEO;
- Monitoramento ( Planet Y(Educação), Seekr, Scup) 
- etc.

Acrescentando um comentário deixado pelo Daniel Antonucci - Cadsoft, no Linkedin, uma ferramenta muito importante é o CRM que acaba sendo o cérebro das campanhas, organizando o relacionamento com o cliente e obtendo melhores resultados através da gestão do relacionamento.


Caso tenha alguma dúvida ou algo a acrescentar, deixe seu comentário abaixo.

Obrigado


3 de outubro de 2012

Crime Digital ganha forças no Brasil - Você sabe o que é?

Com a explosão das redes sociais os crimes digitais ganharam mais uma forma de proliferar, antes para nós crimes digitais eram apenas hackers que roubavam senhas e dados e se beneficiavam destas informações. 

Você sabia que você pode ser preso pelo que escreve ou posta? 
Tome muito cuidado, pois o que você escreve fica arquivado e pode ser usado contra você. 

Recentemente na empresa em que trabalho uma pessoa criou um blog com um pseudônimo e escreveu um artigo denegrindo a imagem do presidente do grupo Eloy Tuffi, detentor das marcas Microcamp e McTech, de alguns amigos e sua namorada. Frente a isso iniciou-se uma investigação, dirigida pelo diretor de inteligência e estratégia, Paulo Adib e o DEIC e em algumas semanas prenderam o responsável pela criação do blog na frente do computador em uma lan house com a página que havia criado aberta. Fiquei muito surpreendido com a ação da polícia, eficiência e atenção dada ao caso, pois no Brasil ainda não se dá muita atenção a isso.

Este foi um dos casos vencidos pela empresa, que esta atenta a tudo que acontece, monitorando a marca na rede mundial e extraindo informações riquíssimas dos usuários, que cada vez mais expões suas vidas, pensamentos e localização. 

A dica que fica é, fique atento ao que posta e não faça na rede o que você não faria na vida real.