15 de abril de 2012

O que é Call To Action e como aumentar o fluxo interno no seu site ou blog com ele

No mundo da publicidade e marketing existem muitas gírias, principalmente em inglês, já ouviram falar em Call to Action? Pela tradução já deve imaginar algo, é "a chamada para ação" e deveriam existir em quase todas as páginas. Elas servem para:


- Vender um produto;
- Mudar de página;
- Fazer um download;
- Realizar um cadastro;
- Entrar em contato, etc.


O objetivo do call to action é chamar a atenção do usuário para realizar uma ação e são usadas em sites, mailings, banners, redes sociais, anúncios para gerar a próxima ação do usuário. Sempre passo á minha equipe que deve conter em todas as peças, a não ser em exceções quando se quer passar um conceito e fazer as pessoas apenas pensarem.


Resumindo, indica o próximo passo que o usuário deve seguir e se você não disser, ele faz o que quiser ou não faz nada, veja alguns exemplos famosos, batidos e que ainda funcionam muito:
- Clique aqui;
- Compre já;
- Baixe grátis;
- Cadastra-se agora;
- Entre em contato;
- Quem gostou curta ou compartilhe, etc.


Veja 10 dicas para ter mais eficiência e aumentar o fluxo interno do seu site com o Call To action:
- Sempre estar acima da barra de rolagem;
- A fonte deve ser maior que o restante;
- Chamar atenção para ele através de cores, imagens e principalmente um design eficiente ( cuidado com exageros);
- Comece sempre com verbos;
- Use números como 50% de desconto, compre agora por R$ 9,90, etc;
- Chamadas atrativas, curtas e objetivas;
- Estar no contexto;
- Criar urgência e despertar interesse;
- Dar continuidade ao assunto; Ex: Veja mais 6 dicas de como obter excelentes resultado
- Quanto menos texto melhor


Pense que o usuário está em seu site, então faça com que ele aproveite mais e para isso você deve dar as coordenadas, caso tenha algo a acrescentar deixe uma mensagem abaixo. (CTA)


Veja mais 10 dicas de como aumentar o fluxo do seu site.


Obrigado


Bruno Nogueira Pinheiro
Gerente de Marketing e Consultoria

5 comentários:

  1. Só cuidado com o CLIQUE AQUI em anúncios do Google. Existem algumas restrições na Política de Anúncios do Adwords.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem alertado, em anúncios do Google Adwords e SEO, o "clique aqui" não são bem vistos, em SEO sempre que você for linkar algum conteúdo, pode colocar o link na palavra que diz o contexto do próximo assunto, pois se você inserir o link no "Clique Aqui" ele entenderá que o assunto que você está linkando é o "clique aqui".
      Digite "clique aqui" no Google e veja o que aparece: O site da Adobe, porque todo mundo insere em seus sites, "Faça o dowload do Adobe Player. Clique Aqui", você deveria inserer o link no "Faça o dowload do Adobe Player", pois assim ele saberá que o conteúdo é para fazer o dowload.

      Excluir
    2. Isto é, agregar valor semântico ao Link..

      Uma boa estratégia de Link Building, preza muito este lado de contextualização exata.

      Excluir
  2. Boa tarde, Bruno.
    Sou Enivaldo Nery, e tive uma experiência com o Blog que dou manutenção, que acho também pode ser que venha a funcionar. O Blog que me refiro é do Centro de Tratamento Raios de Sol, que é uma Comunidade Terapêutica para tratamento a dependência química e alcoolismo. Portanto, não se trata de exposição ou intuito de venda de produtos diretamente, assim como a maioria dos Blogs, mas que visa também fortalecer a marca e atrair pacientes para internação. Talvez não seja grande coisa, mas, eu o criei em nove de fevereiro deste ano, e até agora ele teve mais de 1500 acessos. O direcionamento foi priorizado ao seu público alvo, em primeiro lugar, que seria um intuito inicial de integrar e informar a todos que passaram pelo problema com drogas e assemelhados, em segunda estância comecei a divulgá-lo mais amplamente em outros grupos e redes para que as pessoas pudessem também ter conhecimento sobre a problemática das drogas e passarem a conhecer a Raios de Sol de forma também comercial. E assim criei também outros perfis da Raios de Sol no Linkedin, Facebook, Orkut, Hotmail e Google; os quais acho que atualmente estão em maior evidência.
    Em segundo lugar fui trabalhando os assuntos abordados que tiveram ênfases alusivas ao tema.
    Acredito assim que estes dois itens são de extrema importância quando se pensar em usar um Blog como um veículo para qualquer fim.
    Não me considero um Blogueiro, porque faço este trabalho voluntariamente, assim como já fiz parte da Direção do Centro de Tratamento nesse caráter.
    Bem, espero ter dado uma opinião plausível e útil.
    Desejo-lhe muito sucesso e vou estar ligado aqui em seu site pois já o adicionei aos meus favoritos; uma vez que percebo os assuntos são de muita importância para minha informação pessoal.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Enivaldo,
      Blogs são excelentes ferramentas para fortalecer sua marca, crescer pessoalmente e ampliar seu networking assim como estamos fazendo agora.
      Pode se considerar um blogueiro sim, pois todos os blogueiros começaram como você e se tornam profissionais em seu negócio e blog. Em primeiro lugar seu blog deve ter um objetivo e correr atrás para cumpri lo, você tem em mãos um assunto que destrói a sociedade e pode ganhar forças que você não imagina, somente através do conteúdo, pois inúmeras mães, parentes e familiares estão desesperados atrás de informações e você deve fornecer estas iformações a eles e te garanto que se você fornecer esta informação você terá grandes chances de levar esta pessoa a sua clínica, pois você solucionou o problema dela no momento em que ela precisava. Assim seu blog se torna um canal de venda e informação.
      Produza conteúdo de qualidade e divulgue bem nas redes sociais e com certeza terá sucesso, instale o google analytics e comece analisar o comportamento do usuário em seu blog.
      Dica a imagem de fundo está um pouco pesada, deixe ele mais clean e leve, para facilitar a leitura.
      Espero ter ajudadop e acompanhe os proximos posts que falarei sobre blogs e completarei 100 posts desde o início, igual o seu.
      Só por hoje.

      Excluir