25 de janeiro de 2012

Marketing para franquias e Micromarketing

Após anos trabalhando com varejo e empresas multinacionais B2B, em 2009 anos assumi a gerência da rede de Escolas de Informática e Idiomas Microcamp  com mais de 160 escolas no Brasil e EUA e senti na pele a grande diferença entre o marketing convencional e o Marketing para franquias e o Micromarketing.


A grande diferença no meu ponto de vista, é que, quando se trata de apenas uma unidade, geralmente as estratégias são definidas pelo dono do negócio, comunicada a seus colaboradores e pronto a ação esta na rua, quando se trata de uma rede, as estratégias são definidas pela master franqueadora e em seguida apresentadas as franquias e estas devem comprar a idéia para implantarem em sua unidade, assim realizando o micromarketing de acordo com os desejos e mídias específicas para seu negócio. Depende muito da estratégia definida pela master em fazer os dois tipos de marketing ou não para a sua rede de franqueados.


Geralmente a master franqueadora faz o macromarketing institucional, compram mídias nacionais para suas campanhas institucionais em todo o Brasil e prepara variações das campanhas para as franqueados executarem em suas cidades, dando o suporte necessário na compra de mídia, execução e planejamento, lembrando que isso depende da estratégia da master.


O grande desafio do gerente de marketing de uma franqueadora é conhecer as particularidades de cada cidade ou região e atender essas necessidades, muitas vezes são realizadas campanhas específicas para cada cidade e se tiver um canal de comunicação eficaz, esta ação é comunicada a todos e estes fazem os comentários sobre elas,  este é um dos meus desafios que serão vencidos em breve, utilizar o crowdsourcing (opinião de todos) para construir as campanhas e oferecer o resultados a todos. Um tipo de mídia específico para uma cidade não funciona em outra, como rádios em praças, pontos de concentração, estacionamento de bicicletas em cidades planas, mídias indoor e veículos regionais que muitas vezes a master não consegue ter acesso e informação necessário.


Marketing 360 graus, o franqueado sempre deve estar atento ao que o Master está comunicando, pois a comunicação deve estar alinhada em todos os pontos de contato com a Marca, pois muitas vezes o cliente não sabe que é uma franquia apenas e visualiza a marca como um todo, por exemplo: O franqueador está comunicando uma promoção nacional em seu site e o cliente vai ao PDV e está promoção não esta bem comunicada ou a recepcionista não foi avisada, você terá grandes chances de perder o cliente. 


Quando contratar agências para executar campanhas em sua cidade, busque informações sobre padronizações e regras já definidas para entregar a agência e não esqueça de enviar a campanha para aprovação, pois poderá ter problemas de acordo com o contrato assinado.


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Bruno Nogueira Pinheiro

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