28 de junho de 2011

A nova atualização do Google " Panda Update"


O Google é bem claro em seu objetivo: Entregar as pessoas as respostas mais relevantes em suas consultas o mais rápido possível.

Muitas pessoas e empresas vem tentando conturbar os objetivos do Google através de técnicas e estratégias de SEO (Search Engine Optimization) que simplesmente são estratégias para melhorar o posicionamento de seu site nas SERPs (Search Engine Result Page), fazendo com que sites com boas estratégias de SEO e muitas vezes sem conteúdo ou apenas SPAM fiquem a frente de conteúdos relevantes e de qualidade como eles denominam.

Eles investem muito tempo em pesquisas e cabeças pensantes para descobrir estas técnicas e combatê-las. Um algoritmo muito usado é o Pagerank do site para classificar as página e determinar quem ficava em primeiro ou não. Pagerank é o mesmo que a "relevância" do site ou quantidade de links apontando para a mesma.

Mas recentemente o Google lançou nos EUA mais uma atualização, denominada Panda Update, que basicamente leva em consideração a experiência do usuário em uma página e a qualidade desta página, resumindo se o usuário encontrou o que queria ou não. Esta atualização ainda não chegou ao Brasil e já está causando desespero em algumas empresas e com certeza mudará muitos resultados.

Em seu blog oficial ele conta o santo, mas não conta o milagre e dá algumas dicas, diz que teve em média 500 melhorias nos algoritmos de busca e aconselha os desenvolveres concentrarem-se e fornecer a melhor esperiência possível aos usuários.

Para saber se sua página é de qualidade ou não, aconselho utilizar o Google Analytics, uma ferramenta gratuita do Google que lhe dará inúmeras estatísticas do seu site e o Google Webmaster Tools para realizar as análises e fazer possíveis ajustes.

Fique atento a alguns pontos:

- De acordo com alguns especialistas, dizem que o Oráculo dos Deuses (Google) irá avaliar a taxa de rejeição de sua página e ver se ele voltou ao Google após o clique, então aconselho que inclua links em sua página para que o usuário navegue pelo seu site antes de sair e que principalmente tenha um conteúdo relevante ao que o usuário esteja buscando.

- Preste atenção no tempo de carregamento da página, pois usuários impacientes não conseguirão esperar o carregamento e sairão rapidamente, aumentando assim o Bounce Rate (Taxa de Rejeição)

- Tempo médio gasto em seu site

- Sua página está lotada de anuncios ?

- Seu conteúdo atendeu as necessidades do usuário?

- Você trouxe alguma informação ao usuário ou apenas tentou vender o produto apenas?

- Conteúdo próprio ou copiou de outros sites e blogs?

- Você foi bloqueado nas buscas?

Através de inúmeros algoritmos e o comportamento do usuário com seu site ele irá definir se sua página é de qualidade ou não e ranquear bem o site nas páginas de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário