5 de dezembro de 2009

Naming

Hoje estou em uma posição diferente, gerindo a marca, mas em muitos anos da minha vida estive como consultor das marcas para empresas como Eaton, Clark, Start Imóveis, Harmonie, etc.
O processo de construção de uma marca você deve investigar toda a empresa e descobrir como ela chegou até o presente momento, através de entrevistas massivas, passando por todos os níveis da empresa para se definir exatamente quem ela é e o que ela quer, preenchendo a pirâmide de sustentação abaixo:


Definição do negócio – Área de Atuação e escopo do negócio
Imagem – Como você é percebido na mente de seus consumidores
Visão – A visão nobre e duradoura de onde sua marca quer chegar
Missão – Como a sua marca chegará lá
Valores – O que está além dos produtos e serviços que você vende
Posicionamento – A posição na categoria / mercado que marca aspira
Design e Identidade – Como expressar simbolicamente a cara da marca
Essência – A palavra / idéia que você quer dominar

Após definido estes pontos vamos para o próximo passo definição do nome ou Naming, é uma decisão estratégica para a marca, e deve estar orientado pelo posicionamento e seus valores. Além de criativo e original, o nome deve ser coerente com os princípios da organização, sua história e sua visão de negócio.

Um nome pode ser divertido, elegante, tradicional, curto, diferente e de fácil memorização, é o processo mais desgastante na minha visão, pois são listas e listas de nomes, para levar 1, 2 ou 3 e quase sempre voltamos para agência para começar tudo de novo, na apresentação mostro os passos do processo. Temos 3 categoria de interpretação para se definir um nome:

Real - Onde ele é Racional - MicroSoft (Micro Software) - descreve exatamente o que a epresa é.
Simbólico - Muitas vezes sugestivo como Compaq sugerindo ser compacto
Imaginário - Fantasioso e Emocional como Apple que é absolutamente abstrato no mercado de comunicação.

Após definido o nome devemos realizar 3 verificação como sua validade no INPI, internet, similaridade do nome em outros segmentos e a verificação de significados pejorativos em outros idiomas. Se você seguir alguns passos o processo acaba ficando mais fácil e as chances de acertar são maiores.

Veja a apresentação que preparei baseada nas apresentações do Rodigo Conde da Led Project, um excelente profissional.


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