Hoje em dia acredito que não haja mais dúvidas referentes a força das marcas, cada vez mais o Branding vem ganhando forças no mundo corporativo. Em alguns casos, como o da Coca Cola, o valor da marca representa 65% do Market Cap, não deixando dúvidas que projetos bem estruturados de Branding gera um grande retorno a marca, mesmo sendo um patrimônio intangível.
O Brasil vem ganhando forças no mercado mundial com algumas marcas como Bradesco, Natura, Petrobras e Perdigão. Nossa país e sistema financeiro estão sendo mais valorizados a cada dia, mas nossas marcas um pouco distantes quando comparadas as gigantes como Google, Microsoft e Mc Donalds.
Recentemente assistindo uma coluna com Carlos Sanderberg, foi realizada uma análise da economia mundial em relação ao Brasil, utilizando índices econômicos, assim como fazem todos os economistas, mas o que chamou minha atenção foi o índice usado, o Índice BIG MAC.
Isso mesmo, Índice BIG MAC, a que ponto chega à força de uma marca. Este índice foi criado pela revista “The Economist Magazine” nos EUA, onde alguns especialistas fazem algumas contas para saber se a moeda do país está valorizando ou não através do valor do lanche mais vendido no mundo, pois o BIG MAC é o mesmo em todos os lugares e deve ter o mesmo valor em dólar.
Veja abaixo ilustração feita para explica melhor o Índice BIG MAC, onde compara a moeda brasileira a outros países. Através deste índice estamos a frente de potências como EUA, Russia e China.
FONTE: g1.com.br
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