25 de março de 2013

O que é Agile Marketing?

Antes de começar falar o que é Agile Marketing, em Julho irei ministrar aulas de "Gestão de Projetos Web" para a primeira pós em Marketing Digital do Interior de São Paulo, organizada pelo meu amigo Gustavo Zanotto e estou desenvolvendo o material das aulas, estou gostando muito, porque estou organizando e colocando no "papel" o meu modo de pensar e agir nos últimos tempos, que muitas vezes eram criticados, mas sempre vinham seguidos de resultados e as críticas perdiam o fundamento. A base do meu modo de agir e pensar é o Agile Marketing, você já ouviu falar?

Para refletir: Quem trabalha numa empresa que sabe exatamente o que está fazendo no mundo virtual e tem certeza do que vai acontecer com seus projetos e campanhas web assim que entrarem no ar?
O que é Agile Marketing?

Agile é ser rápido e ágil, isso não é surpresa para ninguém, mas com processos atrás processos isso se torna um pouco difícil,  o termo "Agile Marketing" vem dos programadores que estavam cansados de seguir metodologias e processos,  perdendo muito tempo e deixando de entregar o melhor para usuário, pois teve que seguir algum processo, cumprir o escopo e grande parte das vezes muda muito no meio do projeto, principalmente em projetos web. Cansado disso um grupo de 17 programadores se reuniram em um resort em Utah para beber, esquiar, comer e lógico descutir sobre o modo Ágil de ser.

O resultado da reunião foi o AgileManifesto.org que dizem estar descobrindo maneiras de desenvolver software, fazendo-o eles mesmos(programadores) e ajudando outros a  fazerem o mesmo. Através do manifesto o Método Ágil passa a valorizar:
- Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
- Software em funcionamento mais que documentação abrangente
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
- Responder a mudanças mais que seguir um plano
Reforçam ainda que, mesmo havendo valor nos itens à direita, eles valorizam mais os itens à esquerda.

Resumindo, é o que faço há muito tempo e há algum tempo descobri a metodologia e assunto para estudar e aprofundar.

Com a economia crescendo agressivamente na era dos e-commerce, negocios virtuais e redes sociais, onde há 2 anos atrás o número de pessoas com computador em casa era bem menor do que hoje, para se ter sucesso você deve ser rápido, ágil e escapar um pouco da burocracia das empresas onde muitos gestores se escondem ou escondem suas falhas atrás de processos e mais processos que devem ser seguidos e acabam esquecendo que estamos fazendo projetos para o público final(pessoas) e não para seguir processos burocráticos e chatos.

O manifesto diz não ser um anti metodologia, mas querem reestabelecer o verdadeiro sentido da palavra "metodologia" e atingir o equilíbrio entre as partes. Acreditam na documentação,  escopo e no caso do marketing no briefing e planejamento, mas não nas centenas de páginas que não servem para nada que aprendemos fazer na Faculdade e nos livros também. Meus últimos planejamentos foram feitos num Fluxuograma ou mapa Mental, onde estava tudo em apenas uma página e poderia ser visto com facilidade e agilidade por todos.

Pontos importantes no Agile Marketing:

Planejar o erro
É bom sempre ter o plano do que fazer se der errado, pois assim, você estará preparado para o pior. Saber o que fazer já basta, não precisa redigir 100 páginas disso, rsss.

Está pronto, ação, coloque no ar
Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, ou você esta procrastinando sua vida. Pensar muito nas tarefas e planejar muito pode ser que fique um pouco tarde, pois a velocidade não preciso mais dizer que estamos na era 4.0. Muitas vezes para ser ágil, a primeira coisa que temos que fazer é agir.

Qual o problema de mudar o caminho para chegar onde você quer?
Muitas vezes no meio do caminho, você descobre que está errado, qual o problema de voltar e começar de novo? Eu não vejo nenhum, desde que você saiba qual é o destino e onde você quer chegar, a única coisa que mudou é o seu caminho e um pouco mais de esforço para chegar onde quer, e com certeza aprendeu muitas coisas no caminho que fez errado. Eu concordo com esse pensamento, pois aprendi com meu último chefe Eloy Tuffi, detentor de um império com mais de 150 escolas no Brasil, ele "adorava" quando algumas coisas davam erradas, porque ele sabia que estávamos tentando e com certeza iríamos chegar onde ele queria. Acredito muito nesse novo jeito de pensar que é o Agile, vivi estes 3 últimos anos sobre influência dele, onde não cansava de dizer que temos que "Chutar pra Gol".

Agiu, agora é hora de ver o que fazer
No modo Agile de ser, temos que ser rápido e colocar os trabalhos no ar com o mínimo de planejamento necessário e o máximo de ações possíveis e após estar no ar, você irá ver os resultados e REações das pessoas, pois somente agora você tem resultados concretos e dados analíticos, para pensar na próxima ação.
Pare (não por muito tempo), pense, analise a planeje o que fazer de acordo com os resultados reais e otimize a sua campanha, pois o projeto começa depois que ele entra no ar e isso é mal visto pelas organizações quadradas, mas que em breve irão mudar a sua concepção de Marketing e planejamento.
O Agile usa como base o Scrum, onde se trabalha com Sprints, que são pequenas tarefas que devem ser entregues em pequenos espaços de tempo, ficando mais fácil trabalhar com o cliente e a chance de erro diminui.

Aprendemos a vida toda que devemos fazer planejamento para o ano todo, podemos ter metas a longo prazo, mas táticas e estratégias, principalmente no mundo digital munda muito rápido , portante na minha concepção o ideal é fazer planejamento trimestrais e mesmo assim, pode mudar tudo no início, quem me ajudou muito foi meu amigo Maurício Conti da Pitanga Propaganda, com informações e ações quando fizemos uma campanha de sucesso junto. Inicíamos uma campanha com 2 frentes estratégias diferentes e pensávamos muito e investimos um tempo maior antes do início na estratégia A e quando começou a estratégia B, deu mais resultado, foi depois de uma semana que otimizamos toda nossa campanhas e "paramos a outra", dando um excelente resultado na campanha A.

Comecei trabalhar semana passada numa empresa de CRM na Irlanda, Sugar CRM, em 5 dias apresentei o plano para o próximo mês, tínhamos muita coisa para fazer, mas tem a velha e reduntante frase "vamos começar do começo", após 2 dias apresentei o projeto da Landing Page, enquanto estava produzindo, montando a campanha de Google Adwords e em seguida apresentei os ferramentas necessárias para os vendedores em todo o Ciclo de Venda. Durante a campanha os materiais irão ficar prontos, um sprint atrás do outro, desde que o a corporação concorde com isso, RESULTADO. Após isso pronto, inicia-se o projeto de Branding, mas primeiro os Sprints e o foco principal, vendas, com isso ganha-se tempo para fazer um trabalho de Branding consistente.

O que você acha desse modo de pensar, agir e planejar? Você também faz isso no seu dia a dia? Sua empresa aceita planejamentos curtos? Sprints? E mudanças totais no andamento do projeto? Isso é desorganização ou adaptação a realidade com o mínimo de planejamento necessário?

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10 comentários:

  1. Muito bom e abrangente o post, aborda um assunto que até então eu desconhecia e que pode causar grande polêmica dentro das organizações, não trabalhei com mkt digital ainda, mas com certeza o Agile dentro das empresas trará bons resultados para as empresas

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  2. Pra mim a principal característica do Agile Marketing é dar flexibilidade às campanhas. Seria interessante se o pessoal postasse aqui alguns cases brasileiros. O assunto ainda é novidade por aqui. Lá na Burst.ag nós estamos aprendendo a cada dia.

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    1. Com certeza a flexibidade é muito importante ainda mais nas campanhas on line, onde muda o tempo todo, seria interessante mesmo cases de sucesso para postarmos
      Abraços

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  3. É importante fazer o planejamento para estabelecer um norte e pensar nas possíveis variações. A velocidade de mudanças não permite mais ter processos engessados, é necessário ser ágil na percepção e ação. Com certeza muitas empresas e equipes não estão preparadas para trabalhar desta forma, mas o tempo ensina. Gostei!

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    1. OI Luci, com certeza o planejamento é essencial para nortear as ações, a única diferença é que ele aborda o mínimo planejamento necessário, e para isso o profissional deve conhecer muito bem a empresa, produto e mercado em que está atuando, caso contrário perderá dinheiro e tempo.

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  4. Bruno, sua abordagem é bastante interessante, creio que o A.M. é antes de mais nada uma filosofia, estou fazendo uma guinada de 360 graus em minha vida profissional , entrando em e commerce, pesquisei bastante e achei seu blog extremamente valioso, um abraço forte, Machado

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    1. Muito Obrigado Antonio Carlos, com certeza a guinada em sua profissão trará bon frutos e muito conhecimento, precisamos estar atento as mudanças diárias do modo de pensar, agir, tecnologia, memes e por ae vai.
      Fico muito contente que tenha gostado, e você já possui um blog?
      É uma excelente experiência e faz você estudar um pouco mais e se aprofundar em alguns assuntos para poder publicar e passar o conhecimento adiante.
      Abraços e curta minha pagina no facebook para mantermos contato
      www.facebook.com/brunonogueirapinheiro1

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    2. Olá Bruno estou imerso em informações, encontrei materiais interessantes aqui, com o Diego Ivo, Bruno Picinini, Eduardo Fagundes , Patricia Peck um bom time de "merus" (mistura de mestre e guru ...rsrsrs)
      A ideía é me apropriar de conhecimento ,peneirar, adaptar e dar uma cara a tudo isso.
      Um blog virá, tenha certeza, até lá estou procurando as pérolas e rubis
      abraço e um triplo S de Saúde, Sorte e Sucesso!

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    3. Muito bom, em breve estarei postando mais sobre o assunto e não esqueça de compartilhar comigo
      Atenciosamente

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  5. Bruno, parabéns pela análise e sugestões que certamente podem ser aplicadas em muitas empresas. Podemos aplicar Agile até mesmo para a nossa produtividade pessoal e aos nossos objetivos de vida. Acho que vale sim a adaptação do conceito e propagarmos a ideia. Conte comigo!

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