27 de fevereiro de 2013

5 passos para se obter sucesso no Gerenciamento de Projetos

Acompanhe esta notícia no novo site

Depois de alguns anos gerenciando projetos web, de diversos tamanhos, equipes distintas e funcionalidades diferentes, é muito bom quando você encontra um texto que diz exatamente o que você faz, só que em palavras, lendo post do site CarrerRealism, encontrei este e segue abaixo com minhas palavras.

Você sabe o que separa um ruim de um bom gerente de projetos?

Entregar o projeto no tempo correto e surpreender todos os envolvidos, quando estes dois fatores acontecem o sucesso e retorno é garantido. Para isso o líder deve ter a qualidade de montar uma boa equipe e saber identificar as habilidades de cada um, segue abaixo 5 passos para o seu próximo projeto.

1- Entendendo as entregas do projeto
O gerente de projeto é responsável por entender as necessidades e prazos para o sucesso do projeto. Deixar claro a todos quais são os critérios para o sucesso, comunicar e mostrar como eles serão mensurados. Uma vez entendido por todos e acordado, basta criar um plano e cronograma a ser seguido. Equipes individuais podem ter autonomia em suas tarefas, mas o gerente deve ter o plano global e o cronograma.

2- Atribuir as tarefas certas as pessoas certas
Um bom líder tem a responsabilidade de montar uma boa equipe, e depois de montada conhecer as habilidades e defeitos de cada um, para poder atribuir a tarefa correta a cada pessoa e conhecer suas fraquezas. Ele deve extrair o que cada um tem de melhor, agora imagine se incumbir tarefas para as fraquezas das pessoas, os dois lados sairão chateados e irá atrapalhar o projeto.

3- Chamar a responsabilidade e liderar
Gerentes de projeto devem assumir a responsabilidade, organizar, mostrar a todos, treinar e motivar para que todos sintam-se envolvidos e parte de um time vencedor. Com isso basta gerenciar cada um da sua equipe, inspirando confiança e tranquilidade no gerenciamento do projeto. Com isso bem alinhado ele terá o apoio de todos se algum item sair fora do cronograma e isso acontece muito no meio de grandes projetos, cabe ao líder colocar todos na linha novamente e manter a equipe alinhada, focada e motivada.

4- Manter o projeto em andamento e dentro do Cronograma
Esse sem dúvida é o maior desafio dentro de um projeto e para isso é preciso fazer reuniões e revisões periódicas ou diárias. É a melhor maneira para manter as entregas e prazos. Para isso ele deve prever as possíveis barreiras e problemas que podem ocorrer no meio do projeto para ter uma saída rápida, caso saio fora do planejado, e isso acontece muito.

5- Avaliar e Refletir
Depois que terminou o projeto é a hora de parar e refletir como foi, quais foram os erros e acertos, o que pode ser melhorado no próximo e fazer uma última reunião com a equipe para agradecer, receber e dar o feedback a todos. Com certeza será uma reunião muito rica e seu próximo projeto sairá bem melhor

Uma dica para os gestores de projeto é o programa MindJet, ele programa de mapa mental consegue colocar de forma fácil e simples todas as etapas do projeto.

Espero que tenha ajudado vocês.

E você tem gerenciado seu projeto desta maneira? 


Deixe seu comentário.

facebook.com/BrunoNogueiraPinheiro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário