6 de outubro de 2010

10 dicas para atuar através da estratégia de conteúdo nas redes sociais

Antes de atuar nas redes sociais, você deve escutar muito seu consumidor ou target, fique queitinho e veja o que ele diz, pensa, deseja ou almeja. Escute, escute e escute, quer dizer leia.

Após sentir-se seguro e conhecer bem seu público, planeje sua atuação nas redes sociais e vá até o fim, ao menos que dê muito errado no começo e você descobrirá logo.
Podemos atuar nas redes sociais através: do relacionamento, conteúdo, mídia, games, aplicativos, etc.

Relacionamento é essencial e antes de se relacionar, defina qual linguagem utilizará e quem será o responsável pela interação, pois será a voz da sua empresa, portanto, CUIDADO. Geralmente acaba virando um SAC na web, pois tirarão dúvidas, farão elogios e reclamações.

Além do relacionamento que é essencial, precisamos
estar presentes na cabeça dos consumidores e uma das principais estratégias é através do conteúdo, onde você informa, comunica, tira dúvidas e se relaciona com o consumidor através de uma maneira positiva e que ficará na mente dele, mas não é nada fácil e demanda muito tempo, estrutura, processos e pessoas. Mas como fazer?

Antes de definir sua estratégia de conteúdo:
1- Pense no objetivo do negócio;
2- O que o usuário quer saber;
3- O que sua empresa quer dizer;
4- Como produzirá o conteúdo;
5- Quem vai produzir e manter o conteúdo;
6- Quem vai disseminar o conteúdo (nem sempre quem produz, irá disseminar);
7- Como vai disseminar o conteúdo;
8- Qual tecnologia e plataforma vai utilizar;
9- Qual a melhor arquitetura e design;
10- Como vai medir e validar tudo isso;

No meu caso, decidi disseminar o conteúdo dos nossos cursos e produzimos
uma rede de blogs onde passamos aos alunos informações extras dos cursos, dicas, tutoriais, etc. Para produzir conteúdo diariamente, selecionei os 10 melhores professores de cada curso e uma jornalista/webwriter para corrigir e publicar os conteúdos. Temos uma equipe de mídias sociais que disseminam os conteúdos nas principais redes sociais, fóruns, comunidades, etc. Utilizamos a plataforma Wordpress e treinamos os professores para manipular e produzir os posts. Para medir tudo isso utilizamos o analytics, comentários, monitoramos a blogosfera para ver o que falam e aos poucos vamos nos posicionando nas primeiras páginas com algumas palavras importantes além das principais (Long Tail).

Porquê utilizar esta a estratégia do conteúdo?
- Dinâmico
- Descentralizado
- Social - A empresa tem voz e se relaciona
- Muito barato
- Você não está vendendo e sim comunicando

Veja esta apresentação de como definir e planejar sua estratégia de conteúdo:
How to do content strategy

Mas se achar tudo isso muito trabalhoso, pode atuar através de games, aplicativos e mídia, onde terá uma grande presença, mas pouca relevância.
E não deixe de medir tudo !
Gostou, comente!
Bruno Nogueira Pinheiro
Gerente de Marketing Digital
@brunonpp

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