Após sentir-se seguro e conhecer bem seu público, planeje sua atuação nas redes sociais e vá até o fim, ao menos que dê muito errado no começo e você descobrirá logo. Podemos atuar nas redes sociais através: do relacionamento, conteúdo, mídia, games, aplicativos, etc.
Relacionamento é essencial e antes de se relacionar, defina qual linguagem utilizará e quem será o responsável pela interação, pois será a voz da sua empresa, portanto, CUIDADO. Geralmente acaba virando um SAC na web, pois tirarão dúvidas, farão elogios e reclamações.
Além do relacionamento que é essencial, precisamos estar presentes na cabeça dos consumidores e uma das principais estratégias é através do conteúdo, onde você informa, comunica, tira dúvidas e se relaciona com o consumidor através de uma maneira positiva e que ficará na mente dele, mas não é nada fácil e demanda muito tempo, estrutura, processos e pessoas. Mas como fazer?
Antes de definir sua estratégia de conteúdo:
1- Pense no objetivo do negócio;
2- O que o usuário quer saber;
3- O que sua empresa quer dizer;
4- Como produzirá o conteúdo;
5- Quem vai produzir e manter o conteúdo;
6- Quem vai disseminar o conteúdo (nem sempre quem produz, irá disseminar);
7- Como vai disseminar o conteúdo;
8- Qual tecnologia e plataforma vai utilizar;
9- Qual a melhor arquitetura e design;
10- Como vai medir e validar tudo isso;
No meu caso, decidi disseminar o conteúdo dos nossos cursos e produzimos uma rede de blogs onde passamos aos alunos informações extras dos cursos, dicas, tutoriais, etc. Para produzir conteúdo diariamente, selecionei os 10 melhores professores de cada curso e uma jornalista/webwriter para corrigir e publicar os conteúdos. Temos uma equipe de mídias sociais que disseminam os conteúdos nas principais redes sociais, fóruns, comunidades, etc. Utilizamos a plataforma Wordpress e treinamos os professores para manipular e produzir os posts. Para medir tudo isso utilizamos o analytics, comentários, monitoramos a blogosfera para ver o que falam e aos poucos vamos nos posicionando nas primeiras páginas com algumas palavras importantes além das principais (Long Tail).
Porquê utilizar esta a estratégia do conteúdo?
- Dinâmico
- Descentralizado
- Social - A empresa tem voz e se relaciona
- Muito barato
- Você não está vendendo e sim comunicando
Veja esta apresentação de como definir e planejar sua estratégia de conteúdo:
How to do content strategy
Mas se achar tudo isso muito trabalhoso, pode atuar através de games, aplicativos e mídia, onde terá uma grande presença, mas pouca relevância.
E não deixe de medir tudo !
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