17 de outubro de 2009

Onde está seu consumidor, cliente, fã ou amigo ?


É o que queremos saber, onde estão todos? Sentados na frente da TV, lendo revista, passeando pela cidade, vendo outdoors, anúncios, bares, restaurantes, escutando rádio....... Com certeza somos atingidos o dia todo e em grande parte ignoramos, pois esta comunicação tem apenas uma mão, onde anúncios e campanhas querem impor suas idéias e falar que são os melhores,sem antes nos consultar (consumidores). Mas todos nós sabemos que tudo isso está mudando, pois passamos 22 horas por mês conectados, 3 horas a mais que os franceses e 4 horas a mais que os americanos*. Então onde estão? Claro na internet, se relacionando em uma comunicação de mão dupla, onde podemos comunicar e interagir com pessoas, marcas, celebridades, animais, amigos, namorados, através de blogs, Orkut, facebook, linkedin, twitter, sites, comunidades, etc.

Bem vindos as Mídias Sociais, chamem seus amigos e vamos conversar.


Escolhemos marcas com as quais nos identificamos, através de seus produtos, comunicação, experiência e principalmente através do relacionamento que criamos com elas. Um relacionamento verdadeiro se baseia em amizade, atenção, confiança, saber escutar e ouvir. E se um desses pontos não existirem, esse relacionamento está correndo risco de ser trocado. Você está se comunicando com seu consumidor? Você sabe o que ele está dizendo sobre você na internet? Você está respondendo as perguntas em comunidades criadas por eles? Você gerencia ou criou o perfil da sua empresa nas redes sociais? Se umas das respostas forem negativas, então está na hora de começar a agir, comunicar e gerar conteúdo para manter seu consumidor fiel, pois o que determina o sucesso de uma marca é maneira como ela se relaciona.

Existem empresas especializadas que gerenciam essas informações e geram conteúdos para fortalecer sua marca, mas você mesmo pode falar com seu consumidor e é de graça, mas saiba como falar. Está na hora de parar de pensar em grandes campanhas e pensar no relacionamento, parar de pensar em número de cliques e pensar no diálogo. Não há dúvida de que o último clique de uma busca resulte em vendas, mas precisamos levar em consideração todo o processo mental do consumidor para chegar ali, descobrir quais as influências que levam essa pessoa a comprar e o que ela fala do processo de compra, pois a internet está se tornando o principal meio de relacionamento e compras, muitas vezes julgarão sua empresa pela experiência on line. O que adianta fazer uma linda campanha se estão metendo o pau na internet.

Veja alguns números e reflita como sua marca está posicionada neste cenário?


*Fonte: IAB Brasil

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